:: Dicas úteis

Contratar um empréstimo consignado requer alguns cuidados.  Confira as dicas e usufrua o benefício sem transtornos:


 Evite passar informações sobre seus dados cadastrais por telefone.


 Não forneça o seu contracheque ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros que não sejam funcionários credenciados das instituições financeiras.


 Pesquise para saber quais bancos oferecem as melhores taxas e condições.


 Verifique se as instituições financeiras são conveniadas da Prefeitura Municipal do Salvador.


 Os órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador nunca entram em contato com o servidor por telefone, para solicitar informações pessoais para consignações, nem passa estas informações às instituições financeiras. Em caso de dúvida, procure o setor de  Recursos Humanos da sua secretaria.


 Caso o problema não seja resolvido diretamente com a instituição financeira, os abusos ou qualquer ilegalidade cometida pelas consignatárias ou seus representantes devem ser encaminhadas ao setor de Recursos Humanos, para as devidas providências.


 Para obter o crédito consignado não é necessário adquirir outro produto ou serviço da instituição que está cedendo o empréstimo. Esta prática é chamada de venda casada e, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é considerada abusiva.


O servidor não precisa abrir conta no banco onde está fazendo o empréstimo. O valor da prestação já vem descontado no contracheque e é repassado à instituição que efetuou a operação de crédito através da Secretaria Municipal da Fazenda.


 A senha do servidor é de uso pessoal. Não forneça a terceiros e quando for ao banco nunca exiba ou fale o número da sua senha para outras pessoas. Apenas digite para a operação de renegociação e compra de dívida.